Comprar um imóvel na planta é uma boa ideia?

Comprar um imóvel na planta é uma boa ideia?

Comprar um imóvel na planta é uma boa ideia?

Por Regente Coqueiros | Coqueiros 5 de agosto de 2021 Dicas

Uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas que estão buscando realizar o sonho de comprar um imóvel é se vale a pena comprar na planta ou pronto.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para te ajudar nesse momento tão importante. Continue lendo para entender as vantagens e os pontos de atenção que devem ser levados em conta na hora de comprar um imóvel na planta!

O que é um “imóvel na planta”?

O chamado “imóvel na planta” é, na verdade, um termo popularmente utilizado no mercado imobiliário em geral, para definir a modalidade de compra de imóveis adquiridos junto a uma construtora ou incorporadora.

Qual a vantagem de comprar imóvel na planta?

Comprar um imóvel na planta pode se tornar um excelente negócio e muitas vezes, a única opção de compra para quem deseja viver e morar no lugar que sempre sonhou. Essa experiência, quando bem planejada e orientada, pode ser muito vantajosa e plenamente bem sucedida.

Conheça algumas dessas vantagens:


Facilidade de pagamento

A compra de um imóvel na planta, é feita por meio de um fluxo de
pagamento, o nome pode assustar mas o princípio é simples!
É necessário pagar apenas 20% a 30% do valor do imóvel até a entrega das
chaves, e pode ser negociado com um valor de entrada, valor mensal fixo
com ou sem abatimentos periódicos.
Quanto mais inicial for o estágio da obra, menor ficam os valores e mais fácil fica o pagamento!
Após a entrega das chaves, o comprador pode quitar ou entrar com o
financiamento para pagar o restante.


Descontos na compra

Para comprar um imóvel, geralmente é necessário o pagamento de 20% a 30% do valor integral como entrada, e o restante pode ser parcelado. Porém, quanto mais recursos o comprador tiver na entrada ou durante a obra, mais descontos poderá conseguir com a construtora.

Quanto maior for o valor de entrada e pagamento durante a obra, maior será o desconto na compra e menor será a ser o reajuste do CUB.

Valorização Imobiliária

Isso ocorre pois as imprevisibilidades que podem vir a acontecer durante a construção são sanadas assim que a obra é finalizada. Consequentemente, o apartamento retoma sua valorização no mercado imobiliário e segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civi l (Sinduscon), seu valor pode subir entre 20% e 50%.

Infraestrutura moderna

Por tratar-se de um lançamento, um imóvel na planta tem instalações mais modernas e em melhores condições. Além disso, os espaços são pensados de acordo com o estilo de vida atual, o que garante maior conforto e praticidade no dia a dia dos moradores.

Personalização prévia

Ainda em construção, é possível personalizar a escolha dos acabamentos e, dependendo da construtora, até solicitar algumas mudanças no projeto para atender às suas necessidades. Com isso, é possível evitar as reformas em apartamentos já prontos, o que acarretaria em custos mais altos.

Documentação em dia

Como anteriormente o empreendimento não contava com moradores, não corre o risco de ter problemas com taxas e impostos não pagos, registros incompletos, documentação atrasada e outros inconvenientes.

Poder de escolha da unidade

Quando na fase de lançamento de um empreendimento, você tem a possibilidade de escolher entre as unidades disponíveis, optando por um andar mais alto, com a exposição do sol que preferir, a vista para uma determinada rua ou paisagem, etc.

Planejamento para a mudança

Outro ponto positivo é que você terá maior prazo para planejar sua mudança. Como as chaves são entregues só depois da obra pronta, há tempo suficiente para planejar os móveis e decoração, conhecer a vizinhança local e até mesmo estudar os novos trajetos que você e sua família farão.

Em quais pontos devo prestar atenção durante a compra de um imóvel na planta?

Em primeiro lugar, entenda bem o que você está comprando. Afinal, comprar um imóvel na planta é um investimento a médio prazo: é um bem de entrega futura.

Além disso, é imprescindível que o padrão construtivo, a solidez e segurança da empresa responsável pela incorporação e construção sejam minuciosamente pesquisadas. É dessa forma que você terá a garantia que tudo que foi prometido em contrato, bem como, no Memorial Descritivo registrado pela empresa, seja de fato entregue.

Nós entendemos que um imóvel é, possivelmente, o maior investimento da sua vida. Por isso, você pode contar com a equipe da Regente Imóveis para fazer com que tudo ocorra da melhor maneira.

Entre em contato conosco e conheça as oportunidades de imóveis na planta que temos na nossa pauta.

COMPARTILHE ESTE IMÓVEL
Compartilhar: