Como saber se um imóvel pode ser financiado?

Como saber se um imóvel pode ser financiado?

Como saber se um imóvel pode ser financiado?

Por codde | Coqueiros 29 de setembro de 2021 Dicas

Na hora de adquirir um imóvel, o financiamento é uma das possibilidades de pagamento. Ele pode ser feito por diferentes instituições de crédito ou bancos, desde que seja aceito por quem está realizando a venda.
No caso do mercado imobiliário existem alguns critérios que os imóveis usados precisam cumprir para ter o seu financiamento aprovado. Eles podem variar de acordo com a financeira, mas separamos os três mais comuns para você ficar por dentro:

 

1- Certifique-se de que a documentação do imóvel está em dia

Este é o primeiro passo e também o mais simples, mas o mais importante. Se o imóvel não estiver com o seu registro, documento do proprietário, IPTU e averbações atualizados, o financiamento não será aprovado. Então, cobre de quem está realizando a venda que esteja tudo em dia.
Além disso, verifique se todas as partes da construção estão devidamente documentadas na escritura, aquele “puxadinho” feito depois, também precisa estar registrado.

 

2- Estar em condições para moradia

Isso significa que se você desejar mudar logo após terminar o processo burocrático da compra, o local precisa estar pronto para te receber. Com a parte hidráulica, elétrica e estrutural revisadas e seguras, nada que cause problemas na segurança do comprador pode estar presente.

 

3- Estar dentro dos padrões na hora da vistoria

Assim como no processo de locação, é realizada uma vistoria no imóvel, mas neste caso pela financiadora, sendo um dos últimos passos para a liberação do crédito. Essa avaliação é feita por um engenheiro interno, que analisa a saúde da parte estrutural do local e também o seu valor de mercado (este precisa ser compatível com a região em que a casa está situada), se tudo estiver certo, o financiamento é aprovado.

 

A Caixa Econômica Federal em específico, possui uma regra importante em caso de imóveis mistos (alvenaria + madeira): estes só são financiáveis se isso tiver especificado na escritura e a averbação estiver em dia.

Vale reforçar, que tudo o que citamos até aqui está ligado ao financiamento de casas usadas, mas se você quiser saber mais sobre o processo da compra de imóveis na planta, é só clicar aqui.

O processo de financiamento pode ser bem burocrático, já que exige inúmeros documentos e passa por diversas etapas até a liberação do crédito. Que tal contar com uma ajuda confiável neste momento? Entre em contato conosco, estamos prontos para tornar o seu sonho realidade!

COMPARTILHE ESTE IMÓVEL
COMPARTILHE ESTE IMÓVEL
Compartilhar: